Você conhece a diferença de Vigilante e Vigia?

Existe uma confunsão grande em relação a função de vigilante e vigia, o que é permito a cada função. Entenda as principais diferenças abaixo:

O Vigilante requer curso de formação  em academia. Atua em segurança privada, vigilância patrimonial, transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal.

O vigilante é regido pela Lei 7.102/1983, com alterações acrescentadas pela Lei nº 8.863/94. Ainda, a profissão de vigilante é fiscalizada pela Polícia Federal. Fato que exige a formação do profissional em cursos reconhecidos e a comprovação do registro pela Carteira Nacional de Vigilante. O que também dá a categoria o direito ao porte de arma.

Essas normas orientam o funcionamento das empresas que operam com esses serviços, o que garante a idoneidade e a segurança na contratação.

O Vigia é o profissional que desempenha atividades de vigiar as dependências das indústrias, dos comércios  ou das residenciais.

Ao contrário do que acontece com o vigilante, o exercício do vigia e do porteiro não é regido por lei, não tem nenhuma ligação com a Polícia Federal e não é exigida nenhuma formação específica. Por conta disso, em geral, o vigia e o porteiro são profissionais que exercem funções bastante limitadas.

Entre em contato com nossos especialistas e verifique qual função é correta para seu negocio.

Faça sua busca

Últimos Posts

Trabalhe Conosco